Manual do aluno



QUEM SOMOS!!!

         O Educandário Eugênio Nabuco é sucessor da Escola Principiante São José, concebido pelo educador Walter Neves Nabuco com o apoio da avó Maria das Neves Nabuco.
         Ser uma instituição acolhedora é emblemático em nossa história. Todos são bem vindos para aqui construir sua história de vida seja como aluno, professor, técnico e colaboradores.
         Somos uma instituição privada que presta serviços de educação. Não recebemos de terceiros quaisquer recursos financeiros. Nossos custos são cobertos através anuidade paga pelos contribuintes. Em meio século de vida, somos a soma de todos que aqui passaram, os que hoje estão e os que chegarem no futuro. Todos farão parte de nossa história.


PROPOSTA EDUCATIVA


Sabemos que o papel principal da Família e da Escola é oferecer educação para que o educando se adapte e transforme a sociedade através da prática dos conhecimentos e experiências adquiridas em seu primeiro grupo social e na escola.
A proposta de educação do Colégio Nabuco é oferecer um ensino completo voltado à formação global do educando dando-lhe oportunidade de se expressar através de práticas ricas que envolvam seu potencial físico, intelectual, emocional, social e comunitário.
Temos como objetivo atingir a excelência em educação, com base em padrões éticos garantindo permanentemente a qualidade dos serviços oferecidos.
Agradecemos às famílias que conosco estão todos esses anos e pela confiança em nós depositada.
Aos recém-chegados, desejamos nossas boas vindas.
Criticar publicamente aspectos da nossa escola que você escolheu como a melhor para o seu filho só servirá para criar um clima de insegurança na própria criança. Converse conosco, nos dê idéias e opiniões. Afinal, somos fortes e imbatíveis no ato de educar seu filho se estivermos JUNTOS.

Visão
Ser um espaço de referência educacional reconhecido pela comunidade onde os alunos aprendem a aprender e a gostar de aprender. Uma escola que oportunize a formação de pessoas empreendedoras, inovadoras, atuantes e comprometidas coma sociedade.
Missão
Proporcionar ao aluno a formação necessária, a partir do despertar para a realidade e a compreensão da mesma, acreditando na capacidade de nela atuar, além de desenvolver as potencialidades do educando como elemento de auto- realização. 
NOSSA MOTIVAÇÃO
       
          Oportunizar educação de qualidade ao alcance da comunidade do Engenho Velho da Federação e adjacências.



CONVIVER NO NABUCO

         Aos alunos que chegam, queiram receber nossos votos de boas vindas. Saibam que tudo o que somos e queremos ser como instituição é almejando melhor servi-los e também contribuir para o sucesso de suas vidas.
         Aos alunos que reiniciam mais um ano escolar, desejamos que este ano possa ser melhor que o ano passado. Os desafios são novos e a necessidade de superá-los também. Conte mais uma vez com o empenho de toda equipe da nossa escola.
         Aos pais, faremos o possível para juntos oportunizarmos aos seus filhos, condições de aprendizagem, pois cremos que ao escolherem o Colégio Nabuco nos confiaram àquilo que lhe é de mais precioso. Nossa parceria tem que ter cumplicidade e lealdade pois só assim conseguiremos alcançar nossos objetivos. 
PLANTÃO DE ATENDIMENTO

Contato extra reunião com direção, coordenação ou orientação da escola, encontram-se disponíveis mediante contato prévio e agendamento nos horários das 7:30 às 11:30 e das 13:30 às 16:30, nos dias: segunda, terça e quinta-feira.

MATERIAL ESCOLAR

1 – Os alunos deverão trazer os materiais marcados com nome (copo, tesoura, etc) para não haver constrangimento e forrar (cadernos e livros) para melhor conservação;
2 – As notas de uma Empresa específica são entregues no ato da matrícula junto com a nota dos livros
3 – Os materiais de uso geral (cartolina, emborrachado, came, etc.), serão pedidos de acordo as necessidades do professor, para atividades das datas comemorativas.
4 – É obrigatório, uma Agenda para o Fundamental II (antigo ginásio).
5- Para o Infantil e Fundamental I (antigo primário), deverão adquirir um Diário, à venda na escola ou se preferir pode comprar fora da escola.
6 – Todos os alunos do Nabuco deverão ter um copo com o nome gravado ou 1 Garrafinha plástica; pois a escola não fornece copo.

ENCONTROS DE PAIS E PROFESSORES

1 – Ao término de cada unidade haverá uma reunião (Plantão de atendimento), onde Pais e Professores conversarão sobre o aproveitamento dos alunos.
2 – Sempre que for necessário mudança na data da reunião avisaremos com antecedência;
3 – Para tornar mais proveitoso o nosso encontro, sempre convidaremos um profissional da área para abordar temas sobre as problemáticas dos adolescentes (drogas, AIDS, gravidez precoce, marginalidade, sexo, etc...);
4 – Não é permitida a presença de crianças nas reuniões pois:
  • Desvia a atenção;
  • Tira a concentração;
  • Atrapalha o palestrante;
  • Dificulta a compreensão  dos demais.
5 – Para não haver constrangimentos na presença dos estranhos devemos estar sempre bem vestidos.

UNIFORME

         Por diversas razões a gente usa o uniforme tais como: você é facilmente identificado como aluno; é uma forma econômica de se vestir.
         Quando você estiver se preparando para vir à escola, confira se está utilizando o nosso uniforme, completo. Mesmo que você não tenha dormido em sua casa ou mesmo que tenha chovido no dia anterior, compareçam as aulas sempre de uniforme. Assim, você não será impedido de assistir às aulas, nem atrapalhará a rotina de seus pais, solicitando que tragam o uniforme até a escola.
                  As camisetas de eventos só podem ser utilizadas em lugar do uniforme no período de sua realização. Depois desse período, o uniforme deve voltar a ser usado. Não é permitido fazer alterações no uniforme (remodelar, cortar, etc.).
<!--[if !vml]--><!--[endif]-->FARDAMENTO

1- Padrão do Colégio Nabuco
2- Venda na escola.

Educação Infantil
Ensino Fundamental
I e II - 1° ao 9° ano
Educação Física
(Para todas as séries)
Camiseta Social ou Camiseta
Camiseta Social
Camiseta
Short ou Bermuda
Calça de Malha ou Bermuda com Emblema da Escola
Bermuda com emblema da Escola
Tênis Preto, Branco ou Azul escuro e  Meia Branca
Tênis Preto ou Branco e Meia Branca
Tênis Preto ou Branco e Meia Branca

        


MENSALIDADE

        As mensalidades do ano letivo terão o mesmo valor do ano anterior, até maio do ano corrente. Sendo reajustada em junho, conforme resolução interna de 1997 pais e administração do Colégio Nabuco.

Obs.: Pais com dois ou mais filhos tem desconto de 10% em cima do valor da mensalidade vigente (para cada filho).

DATA DE VENCIMENTO DAS MENSALIDADES

De 30 à 10 de cada mês, após a data será acrescido juros conforme esta anexado no boleto bancário .

PAGAMENTO DAS MENSALIDADES

O pagamento da Anuidade Escolar é dividido em 12 parcelas, as quais são vencidas no dia 10 de cada mês. Tendo efetuado a matrícula, que é a primeira das 12 parcelas referente a Janeiro, os demais pagamentos deverão ser feitos nos meses subseqüentes sendo a 2ª parcela  referente ao mês de Fevereiro e a última no mês de Dezembro do ano corrente, que corresponde a 12ª parcela de anuidade escolar. 

A FAMÍLIA NA ESCOLA

         A família é sempre bem vinda na escola. Quando convidada para eventos ou para acompanhar a vida escolar do aluno especialmente quando solicitado pela direção, porém devem ser observados alguns critérios:

1º Não deve o responsável adentrar em salas de aulas sem que tenha autorização da direção;
2º Procurar agendar com a equipe técnica a visita;
3º Evitar horários tais como entrada, saídas e intervalos.
4º Não chamar a atenção dos filhos dos outros pais por qualquer motivo no meio da rua, evitando conflitos.
5º Fica o responsável ciente de que qualquer atrito que aconteça com o filho e outro aluno, dentro ou fora da escola comunicar a orientação pedagógica ou a coordenação, para que juntos possa resolver.
  Se houver alguma insatisfação da família para como a escola como: metodologia, normas, etc, não comentar com outrem e sim com a direção da escola do seu filho. Lembre-se, a escola do seu filho é a melhor; pois é lá que ele passa uma parte do tempo e é a escola que você e ele escolheram

MINHAS ATITUDES

        Viver em comunidade é bom, porém há coisas que temos que tolerar para evitar transtornos. Se alguém lhe tratar mal procure contornar a seu favor. Quando não for possível procure agir dentro da legalidade. Não tome atitude de revide física ou verbal, pois desta forma sua reação poderá lhe acarretar punições também. O estado de direito prevê que você procure os meios legais para defender-se. O menor de idade também é um cidadão com direitos e deveres.

         Lembramos aos alunos e seus responsáveis que tomando por base o Estatuto da criança e do Adolescente e o Código Civil, que ser menor não o isentam de responder por seus atos diante da Lei.